28 março, 2009

Jornalistas por formação


Vamos defender a profissão de jornalista e o direito da sociedade de ter informação de qualidade!
Participe e divulgue a manifestação do dia 31 de março, às 11 horas, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, Campo da Pólvora, em Salvador.
No dia seguinte, o STF vota a regulamentação da profissão, em Brasília.
Desde já, meus parabéns a todos que fazem do jornalismo uma ferramenta importante de levar informação de qualidade e bem apurada para a população.
07 de abril, Dia do Jornalista!!!

22 março, 2009

Está difícil combater a dengue na Bahia

Todos os dias os noticiários baianos divulgam o aumento de casos de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue. Já são mais de 25 mortes em todo o estado da Bahia neste ano, três na capital.
A dengue é uma doença que pode ser evitada com a prevenção. É momento da população se unir e, assim, torna-se um fiscal contra essa epidemia.
O governo estadual baiano está veiculando na TV um comercial que mostra que combater a dengue é um cuidado de todos e alerta a população para essa luta.
Converse com seus vizinhos. Fiscalize sua rua, seu bairro. Divulguem os métodos de prevenção que evitam a procriação do mosquito transmissor.
No noticiário BATV, da TV Bahia, do último sábado, uma reportagem sobre a epidemia mostrou cenas de ruas e coberturas de pontos de ônibus cheios de lixo que podem vim a ser um reservatório de água parada. Já que tem chovido nos últimos dias em Salvador, o cuidado deve ser maior e, assim, impedir a geração de mais mosquitos transmissores.
A dengue pode matar!
Claudia Caciquinho

12 março, 2009

O Aeroporto internacional de Salvador pode voltar a ter seu antigo nome

Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Internet)

O noticiário baiano revela nesta quinta-feira, 12, uma notícia que há 11 anos a maioria de sua população esperava, o restabelecimento do antigo nome do Aeroporto Internacional de Salvador.

O Ministério Público Federal na Bahia encaminhou para a Procuradoria Geral da República, nesta terça-feira, 10, um pedido para devolver o nome "original" do Aeroporto Internacional de Salvador, que atualmente leva o nome Deputado Luís Eduardo Magalhães. O terminal recebeu o atual nome depois do falecimento do então deputado.

Até 1998, o terminal era denominado 2 de Julho, em homenagem à guerra pela Independência da Bahia. Procuradores da República defendem que a lei que deu o nome do falecido deputado ao aeroporto é inconstitucional porque infringe o artigo 216 da Constituição, que trata da promoção e proteção do patrimônio histórico.
Claudia Caciquinho
Fonte: A Tarde OnLine e Bahia Notícias

08 março, 2009

Salvador tem primeira vítima de dengue hemorrágica

Mosquito da dengue (Foto: Intenet)

Combater a dengue não está sendo nada fácil na Bahia. Neste sábado, 07, foi enterrada a primeira vítima do tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica, em Salvador. Os números de casos são cada vez maiores. Neste ano, pode acontecer uma epidemia no estado.

O garoto Samuel dos Santos, cinco anos, apresentou quadro de coagulação sanguínea e infecção e morreu por volta das 13h desta sexta-feira, 6.

O sul da Bahia é a região que mais sofre com a dengue, principalmente, a cidade de Itabuna, que já ocasionou a morte de, pelo menos, 10 pessoas, neste ano. O município vai receber leitos emergenciais para receber pacientes com suspeita da doença, assim anunciou o Governo do Estado, na última quinta-feira, 05.

Além de Itabuna, outras cidades baianas registram alto índice da doença. O governador Jaques Wagner decretou situação de emergência em Jacobina, Ipiaú, Irecê, Ilhéus, Jequié e Porto Seguro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na última terça-feira, 03, um mutirão de combate à dengue na capital baiana. Foram abertas duas casas abandonadas no bairro Mata Escura, mas não foram encontrados focos dos mosquitos da dengue em nenhum dos imóveis. A vistoria foi feita pelos agentes de saúde com a presença da guarda municipal e de um chaveiro, além de agentes de epidemia e pela coordenadora do programa de combate à dengue, Aliaci Costa.

Evitar o acúmulo de água parada nas residências e vizinhanças, como em vasos de plantas, pneus usados, vasilhas plásticas, garrafas, tampas e tudo que pode tornar foco para o mosquito transmissor da doença é um papel de todos da sociedade. E, avisar às autoridades municipais sobre terrenos baldios, para que os agentes possam fazer a vistoria e aplicar os devidos procedimentos, também.

*Texto: Claudia Caciquinho; Fonte: A Tarde Online

Dia Internacional da Mulher

Imagem: Internet

Esta é minha homenagem a todas as mulheres que, de alguma forma, lutam para conquistar seu espaço e suas realizações. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!
"Mulher", de Erasmo Carlos e Narinha.

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinadaJamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés