Observatório da Imprensa - Gabriel Perissé - Uma avaliacao a ser avaliada - 14/12/2010
É bem interessante essa avaliação que compara a avaliação que os veículos de comunicação fizeram sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos - PISA, 2009.
16 dezembro, 2010
08 novembro, 2010
Defesa de Tiririca apresenta laudo médico
O Deputado Federal mais votado de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tirirca, volta a fazer parte das notícias sobre as eleições de 2010. Ainda sobre seu nível de alfabetização. Há indícios de que ele tinha apresentado um laudo falsificado ao Ministério Público para concorrer ao pleito.
Dessa vez, segundo uma matéria publicada pela revista Época, foi apresentado um laudo médico anexado a sua defesa diz que o humorista tem Transtorno de Desenvolvimento da Expressão Escrita, uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza.
Sinceramente, não me importo por Tiririca não saber ler e escrever. Todavia, ele oferecia autógrafos ao seu público, como contestar isso? Até acredito que ele possa exercer bem a sua função de Deputado Federal. Só que lá, na Câmara Federal, ele vai precisar ler e assinar muitos projetos de leis, entre outros documentos importantes como membro do Poder Legislativo. Tá bem que ele possa usar o método utilizado para que tenha dificuldades em assinar o seu próprio nome, como a impressão digital do dedo polegar. É uma alternativa para isso.
O que não entendo é o porquê, depois de tantos anos como artista e distribuindo autógrafos e participado de diversos programas de TV, ele agora dizer que apresenta essa dificuldade. Isso me entristece. É uma amostra de como as pessoas podem sempre dar um jeitinho e não respeitam a legislação, muito menos do seu eleitorado, nesse caso.
Esse velho costume precisa mudar!
O que vamos deixar de bom exemplo, como cidadãos, para nossos descendentes?
Texto: Claudia Caciquinho
03 novembro, 2010
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Salvador
Esquadrilha da Fumaça faz declaração de amor ao público baiano |
Aeronaves se despendem do público num belíssimo pôr-do-sol |
O evento atraiu grande público, como adultos e crianças, para o Farol da Barra que vibrava com cada manobra feita pelas aeronaves, T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira.
O show durou cerca de 45 minutos ilustrando a bela tarde de sol na capital baiana.
Texto e fotos: Claudia Caciquinho
27 outubro, 2010
Laurentino Gomes lança 1822 em Salvador
Capa do livro (Divulgação) |
O Salão de Eventos da Saraiva Mega Store, do Salvador Shopping, ficou lotado na noite desta terça (26) para o lançamento do livro “1822”, de Laurentino Gomes, jornalista e autor. O evento foi uma excelente aula de história desse período e sobre a independência do Brasil.
O livro faz um importante destaque para a data de Dois de Julho, quando foram expulsas as tropas portuguesas da Bahia, em 1823.
O autor defende esta como a data da Independência do Brasil por toda sua relevância na história. Um marco pouco lembrado e tampouco comemorado pelo resto do Brasil.
Gomes indaga a mudança do nome do aeroporto de Salvador e destaca que “a homenagem ao político falecido em 1998, Luis Eduardo Magalhães, é uma prova de que o coronel da atualidade será sempre mais lembrado do que todas as lutas gloriosas do passado”.
Após a palestra aconteceu a sessão de autógrafos quando o autor conversou com o público e posou para fotos!
Recomendo a leitura!
Claudia Caciquinho
28 setembro, 2010
Rally do Batom realizou sua 18ª edição
Carros fazem concentração para a largada, no Jardim de Alah |
Salvador foi sede de mais uma edição do Rally do Batom no último fim de semana (25)! A prova deu-se partida no Jardim de Alah, onde 200 duplas inscritas, nas categorias 4x4 e 4x2, saíram para cumprir todas as orientações da planilha. O percurso incluiu trilhas por Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas, na área metropolitana da capital baiana.
Trechos com erosões e poças de lama fizeram parte da emoção nas trilhas, pra deixar qualquer jipeiro feliz .
A prova deste ano foi atrasada em cerca de uma hora devido a um acidente que ocorreu na região do aeroporto. O acidente não foi com nenhum carro que estava na competição.
O evento é marcado pela irreverência dos competidores, quando muitos homens participantes se fantasiam com acessórios femininos para animar a prova. Os carros também são enfeitados e tem até a premiação de melhor alegoria. Um salão de beleza é montado para embelezar os competidores, com maquiagem e penteados.
Lembrando que, é obrigatória a participação de uma mulher na tripulação, seja como piloto ou como navegadora.
Depois da prova, a tradicional feijoada foi servida aos competidores no Hotel Catussaba, em Stela Mares. Além de sessões de massagens e fotos. Diversão não faltou. Aconteceu também o grande desfile para a escolha da Menina Rally do Batom.
No pódio, deu Brucutu Off-Road na primeira colocação da categoria Turismo 4x4, com o casal Brandão e Ivone.
Texto e fotos: Claudia Caciquinho
Texto e fotos: Claudia Caciquinho
31 agosto, 2010
Brucutu vai à Lagoa Azul
Neste último domingo (29), fizemos uma trilha Burcutu Off-Road pela região de Baixios, Linha Verde, no Litoral Norte/BA. Lá, existe um lugar belíssimo, ainda primitivo, deserto e de difícil acesso, a "Lagoa Azul".
Para chegar a este local, é recomendado ir num 4x4. Os caminhos apresentam muitas dificuldades, passagens estreitas, muitas erosões, atravessa pequenos riachos, necessitando, assim, usar a tração 4x4, senão, pode ficar atolado.
Na chegada, a visão é belíssima, água transparente e temperatura agradável. Areia branca e fina. O passeio é inesquecível!
O bom desse esporte é descobrir belas paisagens por onde passamos. Lembrando que, não é recomendado fazer trilha sozinho, pode ser perigoso e ficar atolado ou outro ter tipo de dificuldade.
Texto e fotos: Claudia Caciquinho
20 junho, 2010
Brucutu Off-Road realiza 1ª gincana beneficente
Durante os dias 5 e 6 de junho, um fim de semana de sol forte em Valente, interior da Bahia, aconteceu o 1º Brucutu Adventure. Cerca de 20 carros participaram desta competição beneficente promovido pelo grupo de jipeiros Brucutu Off-Road, que arrecadou alimentos e foram doados a um centro comunitário nesta cidade.
O evento foi marcado com duas etapas, uma gincana com diversas provas (sábado) e uma corrida em pista Indoor 4x4 (domingo).
No primeiro dia, o grupo participou de uma competição com sete provas que valiam pontos. Para realizar as provas e pontuar, os competidores saíram às ruas da pequena cidade que tem como fonte de economia o cultivo e o artesanato do sisal, em busca de fotografias de placas, monumentos e anúncios publicitários espalhados, além de uma prova de rali. Tudo isso com tempo limitado em média de 30 minutos para cada prova. Uma das provas precisou percorrer os três municípios vizinhos para fotografar o marco que delimita as cidades. Fazer os registros das placas também não foi fácil porque os aventureiros não conheciam o município, muitos nem concluíram a prova.
A grande vencedora da primeira etapa foi a equipe Matrix, composta por Morpheu e seu parceiro Rodrigo, o segundo lugar foi para o presidente do grupo e sua senhora, Brandão e Ivone e a terceira posição ficou com a equipe de Valente, representada por Emerson.
No último dia, aconteceu a doação dos alimentos e a prova de Indoor 4x4. Dois carros competiam em duas pistas distintas e vencia quem marcasse o melhor tempo. A prova foi dividida nas categorias diesel e gasolina. Os grandes vencedores foram Jardineiro e seu companheiro Serginho (diesel) e, na outra divisão, o primeiro lugar ficou com a equipe que representou Valente, Rui e sua noiva.
Para o presidente do grupo o evento foi um sucesso e cumpriu bem o seu papel, fazer as doações das cestas básicas para o centro comunitário e a integração do grupo.
Texto e fotos: Claudia Caciquinho
10 março, 2010
Mulheres comemoram sua data com caminhada reivindicando seus direitos
No final da tarde desta segunda-feira, oito de março, em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher aconteceu a Caminhada da Mulher, que partiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, no centro de Salvador. Mais de 900 pessoas, na maioria mulheres, participaram desse ato.
A deputada federal Alice Portugal fez um destaque sobre a importância dessa data que representa a luta de um grupo de mulheres trabalhadoras de uma fábrica nos Estados Unidos que reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 16 horas diárias. ”Hoje lutamos a favor para reduzir a jorada de 44 para 40 horas semanais, sem redução nos salários”, ressaltou.
Outros representantes políticos também marcaram presença no movimento. Entre eles, as vereadoras Aladilce de Souza e Olívia Santana, os deputados federais Daniel Almeida e Lídice da Mata e o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo.
Texto desenvolvido por Claudia Caciquinho para a ASSUFBA.
Foto: Américo B. Barros
16 fevereiro, 2010
Mudança do Garcia é marcado pela irreverência e muita animação
Mudança do Garcia é um bloco marcado pela irreverência e muita animação e se apresenta com cavalos, carroças, cartazes, balões e faixas de protestos e faz parte da folia há mais de 50 anos. Desfila sempre na segunda-feira de carnaval, no circuito Osmar, no Campo Grande, circuito oficial do Carnaval de Salvador. Neste dia, a avenida vira a principal passarela para os movimentos sociais, sindicais e políticos que dão visibilidade às suas bandeiras de luta.
O bloco parte do fim de linha do bairro Fazenda do Garcia em direção ao circuito principal da festa, no Campo Grande, e tem a participação de moradores do bairro, representantes de movimentos sindicais, políticos e sociais, além de foliões que se juntam ao movimento.
O samba e as marchinhas tocados pelas as bandas de sopro e percussão marcam os ritmos desse bloco.
Claudia Caciquinho
O bloco parte do fim de linha do bairro Fazenda do Garcia em direção ao circuito principal da festa, no Campo Grande, e tem a participação de moradores do bairro, representantes de movimentos sindicais, políticos e sociais, além de foliões que se juntam ao movimento.
O samba e as marchinhas tocados pelas as bandas de sopro e percussão marcam os ritmos desse bloco.
Claudia Caciquinho
01 fevereiro, 2010
Um domingo de muita emoção e adrenalina
Meu salto
Domingo (31) foi o último dia do projeto Verão Coca-cola Indoor Games em Salvador. Diversos esportes radicais, como bungee jump, skate, tirolesa, fizeram parte desse grande evento promovido pela Coca-cola. Para participar era preciso fazer o cadastro no site http://www.indoorgames.com.br/.
O mais concorrido foi o salto de bungee jump. A fila era interminável e para garantir o salto o aventureiro precisava chegar bem cedo para conseguir uma senha de acesso ao esporte.
Debaixo de sol forte a festa foi completa, além de oferecer um lindo plano de fundo para os saltadores. Sob as instruções do esportista Sérgio Santos, os aventureiros puderam realizar seus saltos com mais segurança.
Eu fiz meu primeiro salto. Tive medo, mas a emoção é indescritível. É preciso ter coragem. Realizei este sonho, agora só falta saltar de para-quedas.
Claudia Caciquinho
28 janeiro, 2010
Cordel do BBB
Recebi este Cordel por e-mail com esta imagem. Estou postando-o aqui porque acho o texto interessante e que vale a reflexão. Não tenho acompanhado a esta edição do Big Brother Brasil, mas acredito que não estou perdendo nada. O texto é do professor, poeta e cordelista, Antonio Barreto.
Cordel do BBB
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal… FIM
Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara, na Bahia. É autor de um dos mais recentes e estrondosos sucessos da Internet, o cordel Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente. Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Seu terceiro livro de poemas, “Flores de Umburana”, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Possui incontáveis trabalhos em jornais, revistas e antologias, com mais de 100 folhetos de cordel publicados sobre temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.
Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.
Cordel do BBB
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal… FIM
Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara, na Bahia. É autor de um dos mais recentes e estrondosos sucessos da Internet, o cordel Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente. Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Seu terceiro livro de poemas, “Flores de Umburana”, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Possui incontáveis trabalhos em jornais, revistas e antologias, com mais de 100 folhetos de cordel publicados sobre temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.
Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.
Assinar:
Postagens (Atom)