Mais um dia de muita chuva em Salvador. Há quase uma semana que a capital baiana sofre com as chuvas. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o alto índice pluviométrico registrado em maio, já alcançou até agora 218,2 milímetros, enquanto o esperado para todo o mês é de 349,5 milímetros, conforme expectativa do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base no histórico do período nos últimos 30 anos.
As chuvas causam muitos transtornos na cidade. Até esta sexta-feira (08), das 213 solicitações recebidas pela Defesa Civil, 150 tem relação com deslizamentos da terra, fenômeno justificado pela topografia acidentada da acidade, com predominância de morros e baixadas, e da ocupação irregular desses locais. Rachaduras em paredes ou terrenos ao redor de casas, inclinação de árvores ou postes de iluminação e elevação rápida do nível de rios e riachos são sinais de perigo, que devem ser imediatamente comunicados à Defesa Civil.
Precauções – Segundo o subsecretário da Codesal, diante da dificuldade em atender a todos os casos dentro do que considera o tempo ideal, a orientação é de permanecerem atentos aos sinais de risco: "Se possível, que procurem se alojar temporariamente em casas de parentes ou amigos, localizadas em locais mais seguros", sugere. "Quando houver indício de risco iminente, o morador não deve nem esperar a chegada do técnico: deve sair imediatamente do imóvel", acrescenta.
São considerados sinais de ameaça as fissuras no terreno em volta da casa, em paredes ou muros de contenção; inclinação acentuada em postes de iluminação e árvores; estalos em paredes ou no terreno, além da elevação muito rápida no nível de riachos e canais. A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 199, que dispensa o uso de cartão em orelhões.
O governo do estado da Bahia decretou estado de emergências em várias cidade do estado, inclusive Salvador. O serviço de metereologia prevê mais pancadas de chuva na capital nos próximos dias.
Claudia Caciquinho
Fonte: Codesal e A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário