24 outubro, 2007

O design na produção de uma notícia

Claudia Caciquinho

Trabalhar a imagem e o texto na produção de uma matéria, seja qual for o meio de comunicação, impresso, digital ou áudio visual, é a função de um design gráfico. Esse profissional está apto a desenvolver a harmonia entre esses dois elementos para que o leitor se sinta atraído pelo conteúdo e pela arte. Esse é o trabalho de Alberto Feitosa, conhecido como “Beto Feitosa”, designer do jornal impresso Tribuna da Bahia, assim como também, da versão on line.

Com uma experiência de 12 anos de profissão e nesse mesmo jornal, Beto afirma que, o jornalista que não estiver apto a fazer a diagramação de uma página de qualquer veículo impresso ou na internet, este profissional estará fora do mercado em cerca de dois anos, pelo menos.

Para o Feitosa, o projeto gráfico de uma diagramação tem uma importância de 60% do conteúdo visual, sobrando o restante para a chamada do título e o conteúdo da matéria, destacando cores, formas e tamanhos da fonte (letra). É importante ressaltar para qual público alvo será o produto e assim o projeto deverá direcionado a este público, a página tem a função de comunicar e atrair o leitor.

Outro aspecto que hoje está tornando um grande diferencial na arte da diagramação é o infográfico. Quanto mais elaborado mais interessante fica a arte final da página, ressaltou Beto.
O texto deve ser sempre recortado em colunas, dando leveza a página. Se puder fazer o recorte no texto e colocá-lo em volta da imagem, torna a matéria muito mais agradável visualmente, opinou o programador visual. É sempre bom evitar deixar muitos espaços vazios, ele completa.

Segundo o designer, o projeto gráfico de Tribuna da Bahia é muito preso ao “cardápio” (padrão). Não há como inovar ou dar um diferencial na diagramação do jornal, fica muito restrito ao padrão, indagou.
*Texto desenvolvido para a disciplina do quarto semestre, Planejamento e Design Gráfico, em set/2007.
**Foto: Tribuna da Bahia (site)

Nenhum comentário: