27 maio, 2009

Óleo de cozinha é reutilizável para produção de sabão

Sabão feito com óleo de cozinha

Os óleos de cozinha utilizados para fazer fritura, em estabelecimentos e residências, e o azeite de dendê utilizado para fritar os quitutes da baiana do acarajé podem ser reutilizáveis para a produção de sabão em barra e tintas. O responsável pela ação é o Projeto Renove com a direção do engenheiro químico Luciano Hocenar, em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Universidade de Salvador – Unifacs.

Luciano explica que quando o óleo de cozinha usado é jogado na pia desencadeia a obstrução das tubulações, especificamente nas caixas de gordura, o que leva ao entupimento. “O importante é não jogar o óleo no ralo, basta armazená-lo numa garrafa pet e entrar em contato com a Renove para efetuarmos a coleta”, afirma o engenheiro químico que realiza palestras gratuitas em escolas, universidades e empresas, com a proposta de orientar a mobilizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Para participar com a doação de óleos de cozinha ou azeite de dendê usados, os interessados devem armazenar pelo menos a quantidade mínima, 50 litros (cinqüenta), para a Renove recolher a doação. Agende a coleta através do Disque Óleo 9979-2504 ou pelo e-mail: renoveoleo@gmail.com.

Claudia Caciquinho

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário: