30 maio, 2007

Chegar à universidade pública é a realização do sonho de muitos alunos da rede pública


Claudia Caciquinho

Meiga, com voz em tom suave, assim é Iara Soares Santos, 20 anos, estudante do primeiro semestre do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Jovem cheia de sonhos espera trabalhar na área da psicopedagogia ou recursos humanos. Estudou em escola pública desde a 5ª série do ensino fundamental. Cursou o ensino médio na Escola Estadual Democrática Professor Rômulo Almeida, localizada no bairro Imbuí, na capital baiana e conquistou através de muito estudo uma vaga na universidade pública, objetivo de muitos alunos que estudam na rede pública de ensino.

Ao concluir o 3º ano, Iara se matriculou num cursinho pré-vestibular particular. A universitária enfatiza: “O ensino público é muito carente, vários assuntos que vi no cursinho não vi na escola, principalmente, na disciplina física. Apenas com o conteúdo visto na escola não é capaz de aprovar um aluno na universidade pública, mas depende muito do aluno. Acho que o governo deve dar uma atenção maior ao ensino público”. Falou ainda, com entusiasmo e gratidão, que os professores são muito dedicados, sobretudo, apresentam boa vontade em tirar dúvidas quando um aluno chega com alguma questão de prova de vestibular para ser solucionada. Nas avaliações da escola sempre tinha questão de vestibular, ressalta a futura pedagoga.

Segundo a professora de Geografia Veruska Assad, o aluno da escola pública chega ao ensino médio sem uma base estruturada, sem preparo. “No colégio há uma boa coordenação, valorizando o aluno, mesmo diante de tantas dificuldades. O lado humano é que fala mais alto”, ressalta a docente, que trabalha nesta escola.

No 3º ano, do ensino médio, há uma direção específica para o vestibular nesta escola. A equipe de professores está sempre voltada aos assuntos em evidência e que possivelmente poderão cair no concurso. Buscam estar sempre atualizados para colocar o aluno apto para prestar o vestibular. Na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, são trabalhados os livros e os filmes que poderão ser questões nas provas, assim como as demais matérias também estão voltadas para o exame rumo à universidade, disse a professora.
Em 2005, o colégio obteve uma avaliação satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ficando na sexta colocação, com relação ao estado baiano. Há bons resultados na aprovação de alunos nos concursos da UNEB e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse com orgulho a professora de Geografia.

É através de convênios com suas quatro universidades públicas estaduais, que o governo da Bahia facilita o acesso do estudante da escola pública à faculdade através de cotas. O Universidade Para Todos e Faz Universitário, são programas oferecidos pelo governo estadual. Para participar o aluno precisa ter estudado em escola pública desde a 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, declara Patrícia Machado, coordenadora do programa Universidade Para Todos.Além destes programas o Governo Federal dispõe o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), com bolsas, integrais ou parciais, para alunos de baixa renda às universidades particulares. Mas para isso o aluno deve ter cursado todos os anos do ensino médio em escola pública, informações disponíveis no site do MEC.


*Texto desenvolvido para a disciplina Oficina de Texto II, em maio/2007.
** Foto: Internet

Nenhum comentário: