08 março, 2009

Salvador tem primeira vítima de dengue hemorrágica

Mosquito da dengue (Foto: Intenet)

Combater a dengue não está sendo nada fácil na Bahia. Neste sábado, 07, foi enterrada a primeira vítima do tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica, em Salvador. Os números de casos são cada vez maiores. Neste ano, pode acontecer uma epidemia no estado.

O garoto Samuel dos Santos, cinco anos, apresentou quadro de coagulação sanguínea e infecção e morreu por volta das 13h desta sexta-feira, 6.

O sul da Bahia é a região que mais sofre com a dengue, principalmente, a cidade de Itabuna, que já ocasionou a morte de, pelo menos, 10 pessoas, neste ano. O município vai receber leitos emergenciais para receber pacientes com suspeita da doença, assim anunciou o Governo do Estado, na última quinta-feira, 05.

Além de Itabuna, outras cidades baianas registram alto índice da doença. O governador Jaques Wagner decretou situação de emergência em Jacobina, Ipiaú, Irecê, Ilhéus, Jequié e Porto Seguro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na última terça-feira, 03, um mutirão de combate à dengue na capital baiana. Foram abertas duas casas abandonadas no bairro Mata Escura, mas não foram encontrados focos dos mosquitos da dengue em nenhum dos imóveis. A vistoria foi feita pelos agentes de saúde com a presença da guarda municipal e de um chaveiro, além de agentes de epidemia e pela coordenadora do programa de combate à dengue, Aliaci Costa.

Evitar o acúmulo de água parada nas residências e vizinhanças, como em vasos de plantas, pneus usados, vasilhas plásticas, garrafas, tampas e tudo que pode tornar foco para o mosquito transmissor da doença é um papel de todos da sociedade. E, avisar às autoridades municipais sobre terrenos baldios, para que os agentes possam fazer a vistoria e aplicar os devidos procedimentos, também.

*Texto: Claudia Caciquinho; Fonte: A Tarde Online

Nenhum comentário: