19 julho, 2009

Vendedor de livros constrói casa com pneus velhos

Navegando pelos portais de notícias, encontrei uma matéria bem bacana e curiosa no G1 que reaproveita o pneu velho, ajudando, assim, o meio ambiente.

Quem teve essa excelente ideia foi o inventor e vendedor de livros Alvimar Araújo, de Divinópolis (MG). Alvimar resolveu dar um destino criativo e inteligente para pneus usados e construiu a própria casa usando esse material.
A construção é uma pequena casa de roça e foi erguida com 800 pneus velhos, de apenas um cômodo com 35 m². “Furei a caixa, coloquei pneus e enchi de terra”, diz o inventor Alvimar. O telhado também é feito com pedaços de pneus sobre uma laje.
Araújo gastou cerca de R$ 1 mil para construir a casa, mas não foi a economia que o motivou. “Do jeito que está aqui, o pneu pode ficar quieto por muitos anos. De qualquer outra forma que for aproveitar, não deixo de prejudicar a saúde das pessoas ou o ambiente”, afirma o inventor.
Não falta ideia para reutilização desse material para Alvimar. A cerca, os brinquedos de um pequeno parque, uma correia para puxar água de um poço e até uma pia, são alguns produtos feitos com o reaproveitamento de pneus. Só precisa ter cuidado para não deixar fonte para o acúmulo de água e gerar larvas de mosquito, principalmente o da dengue.
O próximo projeto a ser realizado por este inventor é a construção de uma biblioteca utilizando latinhas de alumínio. Ele já está colecionando algumas delas, mas ainda precisar juntar muito mais para a sua obra.
Você pode acompanhar a matéria, na íntegra, no site do G1.
Texto: Claudia Caciquinho
Fonte e foto: G1

Nenhum comentário: